Crianças na Morada

Traga suas crianças e vamos semear um mundo melhor!

Na Morada Natural as crianças são sempre bem-vindas, seja em atividades de ecoartepedagogia que acontecem durante os cursos dos adultos, seja em atividades específicas programadas para elas, como Visitas Escolares (Turismo Pedagógico) e Colônia de Férias.

São atividades lúdicas e que agregam valores como cuidado e amor pela Terra e tudo que dela faz parte.
As práticas são voltadas para Permacultura, Bioconstrução, artes, músicas, trilhas e educação ambiental de uma forma geral, seguindo também fundamentos da Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner.
Estas atividades são realizadas em espaços onde as crianças podem se desenvolver enquanto Ser Humano, ou seja, são livres, tendo oportunidade de sentir e viver o quanto o mundo é bom e belo.

Confira o vídeo da colônia de férias que aconteceu em Janeiro de 2017 (Vídeo de João Marcos Veiga e Danielle Terra):

A proposta é abrir nossa casa e acolher as crianças dentro de um modo de vida familiar, rural e agroecológico.

Durante os cursos, as crianças contam com o acompanhamento em atividades de ecoartepedagogia direcionadas para idades de 2 a 10 anos. Crianças maiores têm a liberdade de  participar nestas atividades e/ou permanecer junto com os pais nas aulas práticas e teóricas.

Aprendendo a observar, ouvir e viver as coisas da terra, realizamos os trabalhos cotidianos e compartilhamos experiências ecocomunitárias, semeando no espírito dos visitantes o amor e o respeito por todos os seres. Essa é a nossa forma de ser a mudança que queremos para o planeta e esperamos que os jovens possam tornar –se mais conscientes da importância de suas atitudes.

A recepção de turmas escolares (turismo pedagógico) mescla atividades de movimento e concentração, sensibilização e diversão ao ar livre, utilizando-se de elementos naturais para a educação ambiental.
Os conteúdos são combinados de acordo com o currículo da escola, para que crianças e jovens vivenciem a compreensão dos ciclos do solo, água, sol e terra, e envolvam-se desde a produção de alimentos e preparação das refeições até o cuidado com os resíduos e o meio ambiente. Sugestões:

– Caminhada interpretativa em trilha ecológica na natureza, para aprender a observá-la e compreendê-la

 Brincadeiras ao ar livre, incluindo movimento corporal / yoga

– Atividades de ecoalfabetização, focando em temas como águas, solo, produção de alimentos em horta, pomar agroflorestal, compostagem, etc. 

– Plantar, colher, cuidar e ter contato com os animais

– Preparo de pão integral para o lanche

– Bioconstrução (receitas de construção com terra, pintura com terra)

– Artes e artesanato

– Visita ao rio / banho de ducha ao ar livre

– Fogueira, música e muito mais!

Agende sua visita: [email protected]