CONSULTORIA AMBIENTAL, PERMACULTURAL E CONSTRUTIVA:
LEITURA DA PAISAGEM PARA O PLANEJAMENTO INTEGRADO, INCLUSIVE
DE ECOVILAS E ESPAÇOS COLETIVOS

A consultoria consiste num diagnóstico ambiental, permacultural e construtivo da propriedade, trazendo uma visão integrada para as necessidades, intenções e possibilidades do lugar e seus envolvidos, atendendo aos seguintes aspectos:

  1. Construções: identificação das áreas mais apropriadas para cada necessidade construtiva, melhoria e harmonização das construções existentes, de acordo com:
    • Melhor localização no terreno: relevo e inclinação, orientação solar, clima, solo;
    • Acesso e circulações;
    • Abastecimento de água e energias;
    • Eficiência energética: iluminação e ventilação naturais através da boa orientação solar;
    • Salubridade;
    • Identificação dos materiais de construção locais de menor impacto ambiental, orientação sobre obtenção e compra dos materiais e possíveis fornecedores;
    • Captação e utilização das águas da chuva, reuso, canais de infiltração;
    • Saneamento ecológico, com utilização das águas de esgoto para irrigação do quintal e paisagismo produtivo, utilizando-se de tratamentos biológicos eficientes;
    • Paisagismo produtivo.
  2. Cultivos: sistemas produtivos como horta orgânica, pomar, grãos anuais, agroflorestas;
  3. Criação de animais: técnicas de manejo que integram o bem estar animal com a produção;
  4. Localização de enfermidades ambientais e orientação sobre melhorias. Exemplos: preservação e recuperação de nascentes com sugestão de espécies vegetais, recuperação de solo, etc.

O trabalho é feito através de uma visita de imersão no local junto com os proprietários e principais envolvidos, com duração de um ou dois dias, a depender do enfoque, tamanho da propriedade e do grupo de proprietários. Nesta visita, serão feitos os levantamentos relacionados à bioconstrução e agroecologia, e será criado o diagnóstico do planejamento geral. O planejamento das atividades será feito conjuntamente com os clientes, ou seja, algo que nasce seguindo os princípios sustentáveis e respeitando as suas intenções e sonhos.

* O resultado é um relatório com diretrizes de ações a curto, médio e longo prazo, dentro do zoneamento permacultural definido com os clientes.

> Como continuidade da consultoria, podemos oferecer os serviços de: projetos de bioarquitetura, visitas de assessoria técnica e capacitação em diferentes técnicas para implantação dos sistemas produtivos e/ou das construções.

 

FAÇA SEU ORÇAMENTO!

CONSULTORIAS PRESTADAS:

Vargem, SP – planejamento de sítio para um casal que deseja fazer a transição da vida urbana (no exterior) para a vida rural, visando além do zoneamento e definição das áreas produtivas e construtivas, o foco de sustentabilidade econômica a partir da agricultura familiar com prestação de serviços agregada.

Carmo de Minas, MG – consultoria construtiva para sugestões de reforma e adequação de uma casa existente num sítio recém adquirido, com finalidade de moradia, além das soluções para saneamento e manejo das águas.

Soure, Ilha de Marajó, PA – diagnóstico permacultural de praia e vila de pescadores inserida dentro de uma Resex (Reserva Extrativista Marinha) no estado do Pará, a convite da Secretaria de Turismo do Estado, tendo em vista a construção comunitária de um banheiro público ecológico na Praia do Pesqueiro.

Cambuquira, MG – planejamento de ecovila para um grupo que desenvolve pesquisa de tecnologias limpas, trabalhos em saúde, cultura e educação.

Aiuruoca, MG – zoneamento e planejamento permacultural de sítio na Serra da Mantiqueira, com área de proteção permanente (APP), uso residencial e produtivo famliar. Como decorrência, desenvolvemos o projeto de bioarquitetura da residência.

Carmópolis de Minas, MG – planejamento, zoneamento e concepção de Masterplan para uma área empresarial, de turismo e condomínio ecológico às margens de rodovia federal.  O decorrente projeto envolveu o planejamento ambiental, urbanístico e arquitetônico com 41.000m² de área construída.

Juiz de Fora, MG – em terreno com grande inclinação, orientação para técnica construtiva sustentável mais econômica, rápida e adequada para os clientes, que tinham prazo limite para realização da obra.

Matias Barbosa, MG – em terreno muito íngreme recém adquirido, planejamento para as possibilidades de ocupação sobre os platôs já executados: zoneamento das atividades para localização da residência (com indicativos bioclimáticos para o futuro projeto), áreas produtivas e de lazer, e solução com espécies mais adequadas para o plantio numa área com risco de erosão devido à inclinação e falta de vegetação.

Poços de Caldas, MG – melhorias em eficiência energética na edificação existente, consulta sobre ampliação da residência, soluções para escoamento das águas pluviais.

São Domingos do Prata, MG – em fazenda familiar, orientações sobre plantios para produção de alimentos, recuperação ambiental e manejo sustentável das águas na propriedade.

Itapecerica da Serra, SP – melhoria na qualidade ambiental e eficiência energética da construção existente, planejamento de sistemas produtivos, revisão geral nas instalações de energia elétrica e abastecimento e armazenamento de águas. Orientações para criação de uma futura ecovila no local.

Caldas, MG – identificação de áreas propícias para futuras construções, revisão nos caminhos e circulações internas à propriedade, indicações de manutenção e melhorias gerais, num sítio comunitário.

Divinópolis / Onça de Pitangui, MG – orientação sobre futura divisão de um sítio entre três proprietários, localizando as áreas individuais e coletivas da nova “comunidade”, acessos e circulação interna, instalações para fornecimento de água e luz, áreas de produção de alimentos.

São José dos Campos, SP – revisão geral nos sistema de esgoto da residência, que apresentava mau cheiro e saturação (fossa cheia). Limpeza e esterilização da antiga fossa. Criação de nova solução para o saneamento da propriedade, instalação da fossa biodigestora, instalação de sistema de aproveitamento das águas, após filtragem, para irrigação do jardim. Manutenção, podas e tratamentos orgânicos para as plantas do jardim, que se encontravam debilitadas em função de deficiências no solo. Adubação e recuperação do solo. Orientação dos jardineiros e caseiro da propriedade.

São José dos Campos, SP – diagnóstico de propriedade familiar com enfoque em identificar áreas com potencial para produção (plantios e criaçãos de animais) e áreas para nova construções, com enfoque na bioconstrução.

Soledade de Minas, MG – numa propriedade recém-adquirida por duas famílias, orientou-se sobre a divisão das áreas particulares e coletivas, garantindo equilíbrio no acesso e distribuição de:
água potável, margens do riacho, áreas propícias ao cultivo, áreas para construções, boa orientação solar, etc.

São Tomé das Letras, MG – num sítio recém adquirido, identificaram-se áreas propícias para cada atividade pretendida, orientações para reforma da casa existente dentro da visão da bioarquitetura.

São Tomé das Letras, MG – propriedade predominantemente coberta pelo bambu cana-da-índia (Phyllostachys aurea), orientações sobre: captação de água e seu armazenamento, geração de energia limpa, área propícia para construção da casa, manejo e controle dos bambuzais para fins de artesanato e construção civil, intenções essas do novo proprietário.

Soledade de Minas, MG – numa propriedade familiar com relevo bastante íngrime, área alagável, APP a ser respeitada no entorno de nascente e córrego, a situação estava bastante difícil para os proprietários saberem onde poderiam construir e onde era mais propício para produção de alimentos, cultivos. O enfoque desta consultoria foi solucionar estas questões e seu desdobramento foi um projeto de bioarquitetura.

Carmo de Minas, MG – revisão geral nas instalações de esgoto e nos sistemas de distribuição de águas, reforma e manutenção na fossa biodigestora e infiltração das águas cinzas para irrigação do quintal produtivo.