Esperamos que você se encontre bem!

Esta é a primeira postagem de muitas que virão.

A intenção aqui é compartilhar com você receitas, conhecimento e informação sobre o mundo da Permacultura e bioconstrução.

Hoje compartilhamos com você uma técnica experimental que estamos utilizando aqui na Morada já faz alguns meses: a tinta de terra 100% natural! Esta receita faz parte do nosso curso de acabamentos naturais que acontecer´aqui na Morada no próximo dia 21 (feriado de Tiradentes). Será um Final de semana repleto de trocas deliciosas!

Os ingredientes são de fácil acesso e provavelmente você deva ter aí na sua casa 🙂

Esperamos que goste!

Vamos lá…

Um ingrediente fundamental para fixar a tinta na superfície é o aglutinante.
Nesta receita daremos duas opções (mas existem outros aglutinantes naturais como a baba de palma e o grude feito com farinha de trigo):

– Aglutinante vegetal:
100 gramas de linhaça fervidos com 1 litro de água, em fogo baixo, por 15 minutos, mexendo sempre. Desligar e aguardar 15 minutos (até esfriar um pouco) para então peneirar em peneira fina. Assim obtém-se a baba de linhaça.
Esta base deve ser usada no mesmo dia, ou então guardada em geladeira.

– Aglutinante industrializado:
100 ml de cola branca diluídos em 1 litro de água

A partir deste um litro de água com aglutinante, acrescentar aos poucos a terra peneirada, na tonalidade de sua escolha, mexendo sempre. A proporção aproximada é de 400 gramas, ou até a mistura atingir uma consistência pastosa semelhante à tinta industrializada (ou semelhante a uma vitamina de frutas).

* A tinta feita à base de aglutinante vegetal deve ser usada em até dois dias para evitar deterioração dos componentes.

* Antes de aplicar a tinta sobre qualquer parede, raspar e lixar a superfície para remover as partículas que estiverem soltas.

* Esta tinta serve também como argamassa para vedar rachaduras e buracos na parede.

* Posteriormente pode ser aplicada uma demão da baba de linhaça pura como um fixador / impermeabilizante extra. Isto não é necessário para tinta feita com cola branca.

 Vamos lembrar de um dos princípios de Permacultura: Observe e interaja!
Lidar com materiais naturais é lidar com a vida, portanto crie conexão com o processo, o material e permita-se possibilidades.
Trabalhar com terra traz cura como benefício.

Abaixo o infográfico da receita de baba de linhaça, disponível para baixar.